Sou mãe e também psicóloga.... E como o ditado já diz “casa de ferreiro, espeto é de pau”.
Por várias vezes pensei em como lidar com aquele amigo de meu filho, que vêm em casa brincar, não quer aceitar as regras, faz birras... é difícil lidar com birras, e quando o filho não é nosso, isso dificulta ainda mais!!
Mas também penso que toda casa tem suas regras, e na minha não é diferente! Bom, de tanto pensar, ler a respeito, cheguei em algumas etapas importantes, que fazem com que aquelas horas que as crianças estão brincando sejam divertidas. E, claro, sem passar dos limites!
Vamos a elas:
- Importante que você mamãe combine com os pais que horas vêm buscar o filho. E também se há alguma restrição alimentar.
- Definir com seu filho e com a criança as regras da casa, ou seja, acordar de início, onde pode brincar e aquilo que não pode fazer ou ir.
- As brigas entre as crianças muitas vezes ocorre, disputas pelo mesmo brinquedo, mesmo jogo... E o importante é deixar que eles se resolvam! A criança precisa praticar sua capacidade de autodefesa. Se não se resolverem sozinhos, a interferência de um adulto deve ser feita de forma sensata e tranquila.
- No momento de birras do amiguinho, é importante conversar com ele. E mostrar que essa não é melhor maneira de se conseguir algo. Dar exemplos é sempre muito bom para crianças.
E por fim, deixem brincarem e serem crianças!! A companhia de um amigo é sempre importante para o desenvolvimento das crianças! É onde aprendem a respeitar o outro, a ter autonomia, a compartilhar brinquedos e a perceberem que toda casa possui normas e regras, que podem ser semelhantes ou diferentes daquela que já vivencia na sua própria casa.
Bora brincar!!!! :)