Fase Oral e o desmame

 

 

Olá!!!

Hoje falarei das fases do desenvolvimento explicada por Freud. Você sabe quem foi Freud?

Sigmund Freud, foi um médico neurologista criador da psicanálise. Freud é conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesa e repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento das psicopatologias, através do diálogo entre o paciente e o psicanalista.

São cinco fases do desenvolvimento como a fase Oral, Anal, Fálica, Período de Latência e Genital. Hoje falarei especificamente da primeira fase, a Oral. Posteriormente comentarei sobre as demais fases.

A fase oral compreende do nascimento até 1 ano de idade. Durante essa fase a fonte primária de interação é a boca. A boca é vital para comer e a criança obtém prazer da estimulação oral por meio de atividades gratificantes como degustar e chupar. Nesta fase a criança depende totalmente de seus cuidadores e desenvolve um sentimento de conforto e confiança através do estímulo oral.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria e Academia Americana de Pediatria a amamentação é exclusiva até 6 meses, podendo se estender por 2 anos (sabemos que há mamães que estendem por muito mais tempo...). Os pediatras começam a introdução alimentar por volta dos 6 meses, e muitas mamães se perguntam: Será que esse é o momento de desmamar?

Sabemos que muitas crianças sentem fixação por mamar, e outras que possuem o comportamento de usar o seio da mãe como chupeta. E realmente, quando se inicia a introdução alimentar que muitas mamães devem se sentir mais confiantes para iniciar o processo de desmame. A forma mais fácil é a de substituir uma mamada ou mamadeira por algum alimento e assim observar qual a reação da criança. Lembre-se, esse deve ser um processo gradativo, e a segurança e confiança da mamãe é fundamental para que essa etapa ocorra de forma tranquila, uma vez que a ligação entre a mamãe e a criança são muito fortes, ambos estão conectados!

Para você mamãe que conseguiu passar por esse processo de forma tranquila, meus parabéns!!! É uma fase difícil, em que pensamos no vínculo mamãe e bebê, e isso deixa a mamãe receosa de iniciar o desmame.

Para aquelas que ainda sentem dificuldade nesta etapa, não desanime! Como falei, inicie esse processo quando VOCÊ estiver preparada, segura e confiante! E quando VOCÊ achar que é o tempo certo para isso acontecer. Pois aí demonstrará toda a confiança para que ambos (criança e mamãe) passem por esse processo de forma natural.

 

 

Fonte:

http://guiadobebe.uol.com.br

http://psicoativo.com